A vinculação é a ligação emocional profunda formada entre o bebé e os seus cuidadores. A qualidade afetiva e as experiências do bebé e das crianças influenciam de modo determinante o seu desenvolvimento global, incluindo as suas emoções e respetiva gestão das mesmas, as relações com o outro, assim como o seu pensamento e comportamento. Uma vez que a primeira experiência de vinculação é a de sobrevivência, a forma como satisfazemos as necessidades básicas do nosso bebé é muito importante. Desde a alimentação, à segurança e afeto transmitidos, a qualidade destas respostas irá determinar a forma como as crianças vivenciam e respondem ao mundo que as rodeia, aprendendo a confiar, amar e sentirem-se seguras no mundo. Uma vinculação segura na infância será determinante para estabelecer um bem-estar emocional, relações saudáveis, assim como na capacidade de lidar com as dificuldades na idade adulta. Já uma vinculação insegura poderá levar a problemas de auto-estima, dificuldades na regulação emocional e ainda poderá atrair relações pouco saudáveis.
As nossas dicas são:
Seja um cuidador presente, conforte o seu bebé de forma consistente e sinta o prazer que este comportamento lhe proporciona. Seja disponível e responda de forma sensível e calorosa sempre que o bebé ou a criança procure a sua atenção. Incentive a exploração e autonomia. Promova momentos de qualidade que estimulem uma ligação emocional próxima (Ex: procure ter um momento por semana a sós com cada um dos seus filhos de forma isolada). Evite castigos físicos ou emocionais (Ex: chantagens), ser demasiado protetor (Ex: “deixa, que eu faço”), não ignore as necessidades emocionais da criança (Ex: sempre que a criança chorar procure confortá-lo com um abraço) e evite a incoerência (Ex: estabeleça regras e rotinas consistentes para que a crianças mantenha regulada).
Por fim, estabeleça relações profundas com os seus filhos, parceiros e amigos. A vinculação segura é um ato de cura que poderá fazer a diferença em qualquer momento das nossas vidas, a nós mesmos e aos outros. Abrace, elogie, agradeça, comunique, apoie e esteja atento e presente de corpo e alma.
Autoria: Sara Marques